• Karoline Hoffmann

AFINAL O QUE É SEXTORSÃO?


O Smartphone é meu e eu produzo a fotografia e o vídeo que eu quiser, inclusive fotos íntimas que eu não gostaria que viessem a público! Pensamento repleto de razão.

Mas já falamos muitas vezes aqui sobre vazamento de dados com exposição de senhas, invasão de dispositivos, ou até não precisamos ir tão longe, perder um pendrive, HD externo ou enviar algum dispositivo a ser consertado por pessoas nem tão profissionais assim. Já pensou que esse material íntimo produzido pode sair do seu controle? Ou que você pode vir a compartilhar isso com alguém que não vai ser tão legal e vai acabar compartilhando com outras pessoas?

O ideal mesmo é nem produzir este tipo de imagens, mas sei que muitas pessoas produzem, então vou passar essa parte.

Enfim, produzir esse material pareceu uma boa ideia na hora e compartilhar seja por qual motivo for também, mas pode vir a dar tudo errado.

Quem recebeu pode começar a ter um comportamento estranho e solicitar mais materiais íntimos seus ameaçando divulgar os anteriores caso você não envie. Isso é sextorsão (junção da palavra sexo com o crime tipificado como extorsão).


O medo e a vergonha geram o sucesso do que pratica a extorsão. MAS A CULPA NÃO É DA VÍTIMA! NÃO ALIMENTE A CHANTAGEM DO CRIMINOSO. O verdadeiro culpado é aquele que passa a te ameaçar para receber mais materiais íntimos seus.

O melhor a fazer é não atender às exigências do criminoso. Denunciar na delegacia especializada (há formas de localizar o criminoso) e contar aos seus amigos, buscar apoio para não ceder ao medo e à vergonha.



34 visualizações0 comentário