top of page
  • Foto do escritorKaroline Hoffmann

Ataques cibernéticos podem apresentar riscos ao sistema de saúde

Atualizado: 25 de out. de 2021

E, se apresentam riscos ao sistema de saúde, prejudicam você!




Sim, é isso mesmo que você leu: ataques cibernéticos podem afetar até o sistema de saúde. Isso porque, diferentemente do que muitos pensam, ataques dessa natureza não estão restritos apenas a computadores domésticos e celulares. Num mundo cada vez mais digital, é normal que os aparatos tecnológicos usados nos mais diversos meios – inclusive na saúde – estejam conectados e, consequentemente, cada vez mais suscetíveis a invasões de cibercriminosos. É o que apontou a empresa de segurança digital Armis.


Em um relatório divulgado recentemente, a Armis identificou falhas em aparelhos fabricados pela empresa Swisslog Healthcare, especialmente nos tubos pneumáticos – que servem, entre outras coisas, para realizar o transporte de amostras entre o laboratório e os demais setores de um hospital. Estima-se que esses aparelhos da Swisslog sejam utilizados em, pelo menos, três mil hospitais ao redor do mundo.


Ainda de acordo com o relatório divulgado pela Armis, os hackers podem, ao invadir o sistema desse tipo de equipamento, roubar informações (como as credenciais de funcionários) e até controlar o instrumento. Ou seja, um ataque hacker nessas circunstâncias poderia afetar e prejudicar drasticamente a rotina de muitos hospitais mundo afora.


1 visualização0 comentário
bottom of page