top of page
  • Rodrigo Araujo

Golpe do falso site de leilões de automóveis. Cuidado!


Falso site de leilões usa nomes do Detran e Emdec para aplicar golpe!


Pois é conectados os golpes não param e cada dia surge um novo, dessa vez, lidando com o sonho de adquirir um automóvel.


O golpe consiste na divulgação de um falso site de leilões que utiliza o nome do Detran e do Emdec, empresa responsável pelo trânsito em Campinas/SP, para divulgar lotes de automóveis apreendidos que estariam sendo leiloados.


De início o domínio do site www.leilaopatiodetransp.org já induz a vítima em erro, acreditando ser um site oficial.


Os contatos são todos feitos pelo whatsapp que indicam números de telefone para contato, que, se a vítima tentar ligar ,eram atendidos e identificados como o leiloeiro ou dos órgãos oficiais.


As vítimas recebem fotos do suposto veículo a ser leiloado e são manejadas de forma a acreditar que se trata de uma operação de fato realizada em conjunto com os órgãos oficiais.


Até que são induzidas, então, à urgência em ser realizado o pagamento via PIX para garantir o lance.


O que acontece, como já sabemos da prática desses crimes, é que após o PIX feito, os contatos se encerram. Nenhum número atende mais, nenhuma mensagem é respondida, o crime foi consumado.


Já sabemos de outros casos também onde nem mesmo o nome de órgãos públicos de trânsito estão envolvidos, apenas a utilização indevida de nomes de leiloeiros consolidados no mercado.


Às vítimas resta a tentativa de, via judicial, recuperar o valor transferido e registrar o boletim de ocorrência junto à polícia civil.


Existem maneiras de evitar esses prejuízos, a primeira delas é sempre buscar junto aos órgãos oficiais a confirmação da informação recebida, mas se ligue, busque os números de telefone oficiais, nunca os fornecidos pelos criminosos.


Outra medida é pedir para visitar/olhar o bem antes de adquirir, tendo acesso a documentos, confirmação da existência do bem e do local.


Quando receber os dados do PIX, desconfiar se os dados pertencerem a uma pessoa física e se pertencer a uma pessoa jurídica buscar ela no Google e ver se a atividade tem alguma relação com o que está sendo negociado.


Pesquise também, no próprio Google o nome da pessoa com quem você está negociando, peça uma chamada de vídeo, pergunte a parentes e amigos a opinião sobre o negócio que você está prestes a fazer.


No mínimo sinal de informações divergentes, enrolação, exaltação ou informação falsa, desista do negócio, por mais vantajoso que ele possa ser, muitas vezes inclusive essa vantagem excessiva é indicativo de golpe.


Isso pode acontecer em qualquer lugar do Brasil, por isso, compartilhe esse post para que ele possa chegar em mais pessoas, evitando novas vítimas.


Se foi vítima de algum crime digital e precisar de orientações é só entrar em contato através do nosso formulário ou WhatsApp.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page