• Karoline Hoffmann

Motivos para levar o Dia da Internet Segura a sério




Hoje, 8 de fevereiro, é celebrado internacionalmente o Dia da Internet Segura (ou Safer Internet Day, no nome original em inglês). Mas, afinal, o que isso quer dizer? E por que esse dia é importante? A seguir, explicaremos com números:


  1. O Brasil responde, sozinho, por mais da metade de todos os ataques ransomware da América Latina, um dos golpes que mais cresce e mais tem feito vítimas no mundo.

  2. Quando falamos em vazamento de dados, o Brasil ocupa a sexta posição no número total de casos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, do Irã, da Índia, da Rússia e da França. Estima-se que, somente em 2021, mais de 300 instituições brasileiras tiveram que lidar com algum tipo de vazamento em suas bases de dados.

  3. Em relação à quantidade de gente mal intencionada fazendo mau uso da internet, o resultado também é preocupante: o Brasil figura, desde 2020, no top 10 de países com mais cibercriminosos no mundo. Estamos na nona posição, especificamente. À frente do Reino Unido.

  4. Relacionado ao item anterior, o número de cibercrimes vem apresentando, desde o início da pandemia, uma forte alta em todo o país. Houve um aumento de 87,1% nas denúncias desse tipo de crime em 2020, em comparação com o ano anterior. A alta, porém, é muito maior em alguns estados: em São Paulo, por exemplo, os cibercrimes cresceram 311% no período.


Entendeu por que ter um dia para conscientizar sobre a importância da segurança na internet é tão importante, principalmente se tratando de Brasil?


Todos esses dados passam, invariavelmente, pela questão da [falta de] segurança na internet – seja por parte de pessoas físicas, ao fazerem uso despretensioso da tecnologia sem pensar nas consequências dos atos, ou das empresas, que, muitas vezes, colocam o lucro acima da segurança.


Esses números mostram, portanto, que se preocupar com segurança digital, privacidade e proteção de dados não é alarmismo, chatice e, tampouco, mero capricho da nossa parte. É uma urgência!



4 visualizações0 comentário