• Karoline Hoffmann

O QUE É IMPORTANTE OFERECER EM UM HOTEL?

Atualizado: 17 de set. de 2020


Não, não entramos no ramo da hotelaria. Não vamos abrir o "HH" (Hotel Hoffmann). Mas se você administra um hotel deveria parar uns minutinhos e ler esta publicação. Ou até mesmo se você se hospedará em hotéis daqui para frente pode solicitar informações sobre o que vamos falar agora.


Certo dia no LinkedIn foi lançada uma pergunta sobre o que os participantes da Rede Social profissional entendiam ser necessário em um hotel (no caso a pergunta era sobre um hotel com um foco mais empresarial).

Muitos falaram dos serviços prestados de recepção, check-in e check-out, das acomodações, de opções de restaurante, serviços de lavanderia, mas poucos (ou só eu) mencionaram a proteção dos dados dos hóspedes.


Em novembro de 2018, uma falha no sistema de reservas da Rede de Hotéis Marriott, comprometeu a segurança de dados de 500milhões de clientes.


Agora pense comigo, seus hóspedes voltariam ao seu Hotel após noticiado que dados como número de passaporte, endereço, número de cartão de crédito, informações de check-in e check-out, etc. estão sendo monitorados por cibercriminosos? Quanto tempo demoraria para a reputação de seu hotel ser recuperada em uma era que as notícia decolam e se espalham na velocidade da luz?


Será que o importante mesmo é somente a qualidade dos serviços, das acomodações, do delicioso café da manhã?


Voltando a publicação do LinkedIn, minha resposta foi: "Na minha opinião é essencial investir em uma boa consultoria em segurança da informação também, afinal durante a estadia muitos empresários trabalham utilizando a rede do hotel, diversos dados (a maioria confidenciais) são trocados através do sinal de internet do hotel. Não só isso, todo um programa de segurança da informação e compliance digital com os funcionários também é essencial para a proteção da reputação do Hotel. Afinal a Proteção de Dados é uma realidade não só no Brasil, mas internacional há alguns anos."


Hotéis recebem diversos tipos de pessoas todos os dias, inclusive menores de idade. Diversas são as culturas e as nacionalidades que usufruem dos serviços. A Proteção de Dados será regida e fiscalizada por Lei no Brasil a partir de setembro de 2020, mas é realidade no mundo há algum tempo e inclusive muitos de seus hóspedes já sabem disso.


Por isso, além de tudo de maravilhoso que seu hotel já oferece, a proteção dos dados de seus hóspedes é outra garantia do acolhimento e do retorno. O Hotel é o lar dos viajantes, e no seu lar o que você mais preza é por sua privacidade.


Dados são alimento da economia digital, ninguém quer impedir que sejam coletados ou fornecidos. A praticidade de poder fazer reservas on-line, check-in e check-out mais rápido, usar um Wi-Fi de qualidade para poder trabalhar ou se comunicar dentro do hotel ficam ainda melhores se há segurança. A Lei Geral de Proteção de Dados não deve ser vista como uma despesa, mas sim como uma oportunidade de ter um diferencial a oferecer, e para os hóspedes, um diferencial a escolher.


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