![](https://static.wixstatic.com/media/32de7d_e7f0510299d94f10b60124d3288e863c~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/32de7d_e7f0510299d94f10b60124d3288e863c~mv2.png)
A primeira fase é a Ideação, nessa fase o documento jurídico que você vai precisar é o memorando de entendimentos a ser feito entre os idealizadores, pois aqui ainda não sabem se o negócio vai pra frente isso para modelos de negócios mais simples, para biotechs ou fintechs é diferente ok?
Na segunda fase, que é a Validação vocês vão precisar de contrato social, acordo de sócios, contratos de prestação de serviços; registro de marca e software; elaboração de programas de partnership (vesting, stock option, etc.); termos de uso e políticas de privacidade; entre outros documentos personalizados para o modelo de negócio.
Na terceira fase, que é a Tração vocês vão precisar de term sheet (pré-contrato); acordo de confidencialidade; due diligence (auditoria); contrato de investimento; assessoria pós-conversão do investimento, etc.
E por fim, testado o MVP e tudo dando certo na fase de Escala vocês vão precisar de estruturação societária (fusão, aquisição, incorporação); Elaboração de acordos de investimentos, acordos de sócios ou acionistas, opções de compra e/ou venda de quotas sociais ou ações; Preparação da empresa para, se for o caso, realizar IPO (Initial Public Offering) – oferta pública inicial – abrir capital da bolsa de valores.
E para tudo isso vocês vão precisar de que, da gente, dos advogados. De preferência aqueles que atendam Startups para que estes documentos elaborados sejam compatíveis com a sua realidade.
Quais desses documentos você que tem uma startup mais precisou e não tinha? Aqui no escritório, com base na análise das Startups que já atendemos, o documento que eles não tinham era o memorando de entendimentos, e fez falta viu.
Entre em contato se precisar assessoria jurídica especializada para sua Startup. Nosso botão de WhatsApp está disponível aqui no site com um advogado pronto para te atender.
Comments