• Karoline Hoffmann

Shadow It: o que é e como evitar?

Atualizado: 17 de set. de 2020

Uma prática comum nas empresas que você nem imaginava que já tinha nome. Shadow it é a prática de utilizar dispositivos e softwares sem o conhecimento e aval da gestão de TI de sua empresa.


Não por mal, na maioria das vezes a intenção é dar agilidade ao trabalho, mas nessa intenção o integrante de uma organização acaba inserindo, modificando, transportando ou excluindo dados corporativos quando a gestão de TI nem sonha e mais uma vez a segurança da informação e de dados manda lembranças.


Mas porque não é recomendável? Pois dispositivos não monitorados podem ser a porta de entrada para invasores e ameaças no sistema da empresa e seus efeitos somente serão notados quando o estrago já for bem considerável. Além da invasão a própria pessoa (digo do funcionário com menor salário até o diretor ou presidente) pode acabar por vazar dados, seja enviando uma planilha de contatos por whats, acessando whatsweb em algum pc e não encerrando a cessão...


A prática não é nova, já fazia parte da realidade dos notebooks, tendo em vista que os desktops eram mais fáceis de serem monitorados e bloqueados para que a boa intenção de instalar um software novo passasse pela TI antes. Mas com o uso crescente de smartphones e tablets o cenário mudou e a prática está cada vez mais se disseminando, afinal, levante a mão quem tem um smartphone exclusivamente somente para a empresa  (sim 110%, nadica de nada pessoal).


E o que fazer para reduzir esta prática na minha empresa? Primeiro um inventário de todos os dispositivos da empresa seria bem interessante. Em seguida o estabelecimento de políticas de segurança da informação a qual contemple desde ensinamentos periódicos da sua importância e como deve ser a prática, canal de comunicação que facilite ao colaborador sugerir e encontrar soluções efetivas que agilizem a sua atividade antes que ele o faça por conta e por fim a responsabilização em caso de mesmo com tudo isso burlarem as regras e colocarem em risco as informações e dados com os quais lida diariamente.


Agora que vocês já sabem o que é Shadow It, quem sabe verifique se essa prática é comum onde você trabalha e seja proativo colocando o assunto em pauta, afinal, o bom funcionamento de sua empresa significa suce$$o!!

10 visualizações0 comentário