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  • Foto do escritorKaroline Hoffmann

O Melhor Marketing é um cliente satisfeito. Como garantir isso em seu e-commerce?


Certamente você já ouviu essa afirmação. De nada adianta milhares de reais investidos em estratégias de marketing digital, se a experiência de seu cliente for péssima.


A experiência pode começar no pré-venda. Quantas vezes nos deparamos com páginas de lojas em redes sociais que indicam o direct como local de consulta de preços? A prática inclusive, vai contra o Código de Defesa do Consumidor, que no artigo 31 determina que toda oferta de produto ou serviço deve vir acompanhado de seu preço. Caso se trate de um produto artesanal, com variações dependendo da personalização, ao menos o valor "a partir de" é de boa prática estar presente na descrição.


Mas partindo do pressuposto que você cumpre esse requisito na pré-venda, qual seriam os demais aspectos necessários para tornar a experiência de compra ativadora de um gatilho de reciprocidade no cliente?


Entendo que o pagamento deve ser fácil e por meio seguro (caso vá utilizar uma plataforma de pagamento escolha aquela que ofereça um antifraude integrado, clareza no tratamento de dados de seus clientes e um suporte fácil caso você necessite reportar ao cliente a solução de algum problema), a entrega deve ser feita dentro do prazo estimado e não espere o cliente reclamar de atraso, se você verificar algum problema reporte ao cliente já com a informação sobre a atitude que está tomando, por fim, tenha em local de fácil consulta como são os procedimentos para troca e devolução, direito do consumidor que adquire produtos e serviços on-line.


Passou 7 dias e o consumidor não manifestou nada? Não deixe por isso mesmo. Tenha mecanismos para que o consumidor possa avaliar a experiência.


Faça enquetes de o que seu cliente gostaria de ter como benefício, frete gratis, brindes, cupons de desconto, etc.


O cliente digital abandonado, mesmo que não tenha tido uma experiência ruim, faz cair por terra todo o investimento que você usou para adquirí-lo e por conhecimento próprio, custa mais caro adquirir um novo cliente do que manter um cliente satisfeito.

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